Informe Chapada

Informe Chapada


Resultado da busca pelo arquivo de "07/2015"

Mucugê realiza Festival de Corais de 31 de julho a 02 de agosto

30.07.2015

Foto:Dom Bosco

O Festival Vozes na Chapada teve a sua primeira edição em 2009, quando os seus idealizadores se reuniram para tornarem possível o sonho de realizar um evento que valorizasse o canto coral e a exuberância das belezas naturais de Mucugê, Chapada Diamantina. A combinação foi perfeita para formar um cenário encantador, presente desde então em todas as edições do evento. O Festival tem proporcionado para turistas e população da região três dias de muita musica em apresentações belíssimas. Por outro lado, oferece aos coralistas a oportunidade de se apresentarem num local de beleza ímpar e de aproveitarem a energia positiva que a Chapada transmite.
A cada edição, a equipe organizadora do evento se esforça para oferecer melhores serviços aos coralistas e visitantes e para proporcionar a cidade de Mucugê um evento profissional e encantador. A próxima edição já está agendada, ocorrerá entre 30 de julho e 2 de agosto de 2015. Não perca!

Corais / Regentes:

CORAL CBPM & CANTAROLANDO – Salvador (BA)

Maestro: Edvã Barbosa

CANTO CORAL DA UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) – Cruz das Almas (BA)

Maestrina: Natanira Gonçalves

CORAL LACEN BAHIA (Salvador – BA)

Maestrina: Katia Cucchi

CORAL SÉTIMA VOZ –  Sindicato da 7ª região da Justiça do Trabalho (Fortaleza – CE)

Maestro: Jacqueline Sidney

MP em Canto (Ministério Público da Bahia – Salvador)

Maestrina: Natanira Gonçalves

Coral Marista de Brasília (Brasília – DF)

Maestrina: Danielle Baggio

Colégio Módulo Vocal (Salvador – BA)

Maestro: Matheus Steinhagen

Coral do SALESIANO DOM BOSCO (Salvador – BA)

Maestrina: Maria Aparecida Amorim

Coral Comunhão

Maestrina: Lilian Baratto

Coro livre de Mucugê – CRAS

Maestrina: Juliana Maia

 

Justiça condena Telemar a retirar antena do Morro Pai Inácio por agredir meio ambiente

30.07.2015

A Telemar Norte Leste S/A foi condenada a retirar uma torre de telefonia instalada no Morro do Pai Inácio, no município de Palmeiras, na região da Chapada Diamantina. A decisão é do juiz Gilberto Pimentel Gomes Jr, da Subseção Judiciária Federal de Irecê.

A ação civil pública foi impetrada pelo Ministério Público da Bahia (MP­BA). O prazo máximo para retirada da antena é de seis meses.

De acordo com a ação, a torre agride a paisagem do Morro do Pai Inácio e não há licenciamento por parte dos órgãos ambientais na instalação e manutenção da estrutura. O MP ainda ressaltou que a área tem grande valor cultural para a comunidade de Palmeiras, que chegou a fazer um grande abaixo assinado onde pedia que o objeto fosse retirado para que a paisagem ficasse limpa.

Em sua defesa, a Telemar primeiramente afirmou que a instalação da torre ocorreu 1979, pela empresa Telebahia, antes da criação do Ibama e do Conselho Regional Ambiental (CRA), motivo que justificaria a falta de uma licença por parte daqueles órgãos. Declarou ainda que, em consequência da retirada do equipamento, mais danos ambientais seriam causados, uma vez que seria necessário construir outras três torres na região para que a população continuasse tendo acesso aos serviços de telecomunicação. Na decisão, o magistrado diz que o meio ambiente não pode ser prejudicado por “interesses empresariais nem ficar dependente de motivações de índole meramente econômica”.

A manutenção da antena no local, para o juiz, causa danos ao meio ambiente, e que, já houve avanço tecnológico para baratear e simplificar a alteração do local da antena. Além de ter que retirar a torre do local, a Telemar ainda foi condenada a apresentar um plano de recuperação da área degradada para que o local afetado fosse restaurado integralmente, inclusive com recomposição da vegetação local.

A recuperação será supervisionada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em razão do tombamento do local, e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, já que a antena se encontra em área de preservação ambiental estadual.

Promoter Ney Trindade se diz vítima de perseguição política ao ser impedido de realizar o evento Mica Manga nos dias 18, 19 e 20 de Dezembro

24.07.2015

Foto: Divulgação

A trajetória de sucesso do promoter Ney Trindade é conhecida em toda a Bahia, tendo o status de excelência sobre os seus eventos que tem a marca da qualidade.

Ele que vem lançando novos projetos, vem tendo um destaque ainda maior, como é o caso do Forró Vip que aconteceu no último final de semana em Livramento de Nossa Senhora. A mega produção atraiu milhares de pessoas de toda a região, gerando, inclusive, divisas para o município.

Dentre os novos projetos está o Mica Manga que está agendado para ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de dezembro deste ano, que contará com grandes atrações e uma caminhada trio eletrizada, mais segundo o promoter, “a festa está correndo um sério risco de não acontecer, já que ele solicitou autorização no setor de tributos da Prefeitura e o atual prefeito Paulo Azevedo alegou que não poderia liberar o espaço público, pois iria prejudicar o evento de outra promoter, que, inclusive possui contratos com ele”. 

Considerando que não existe nenhum evento programado na data solicitada, subindo o tom, Ney Trindade questionou, “eu fiquei muito surpreso com essa alegação do prefeito, pois é totalmente sem base, já que no final de ano a cidade está repleta de visitantes e, de maneira nenhuma um evento poderá prejudicar o outro, pelo contrário, um acaba favorecendo o outro, porque o povo quer mesmo é festa na cidade” e continuou argumentando, “isso nunca aconteceu aqui, tanto que na administração passada do ex-prefeito Carlão nunca foi colocado obstáculos para a realização de eventos em praça pública, então porque agora o atual gestor vem tomar uma atitude como esta ? Só pode ser perseguição e isso não tem justificativa, porque proibir um evento do porte que será a Mica Manga, que vai movimentar a economia do município, com empregos diretos e indiretos, é totalmente sem lógica. Então não tenho como não expressar a minha indignação contra essa atitude que mostra uma total falta de bom senso”.

 E vocês conterrâneos, o que acham dessa atitude do prefeito? Será que Livramento está indo no caminho certo?

De 17 a 24 de outubro Rio de Contas e Mucugê receberão o Brasil Rider

21.07.2015

Os mountain bikers têm meses de preparação para o maior desafio já realizado em solo brasileiro. Entre serras, vales e rios, as trilhas na Bahia, são o cenário perfeito para a épica corrida de sete dias. De 17 a 24 de outubro 2015, centenas de atletas terão uma experiência de vida inesquecível na Brasil Ride.

A estrutura, comparada apenas às maiores ultramaratonas do mundo, fornecerá aos competidores tudo o que é necessário – água, comida, alojamento, suporte técnico –, enquanto eles se preocupam somente com o que mais gostam de fazer, pedalar. Cada dia de prova terá em média 80 a 100 quilômetros do mais puro mountain bike, pelos caminhos abertos no garimpo de diamantes do século XVIII.

O verdadeiro desafio desta prova não está só em vencer, mas no autoconhecimento, viver o esporte, superar os limites e chegar o mais próximo da natureza que se pode estar. Lado a lado, os amantes do esporte e as estrelas do MTB nacional e mundial realizarão esta jornada pelo coração do Brasil. Na trilha, na mesa do jantar, no acampamento, a confraternização e troca de experiência entre os atletas será um dos pilares do evento.

O palco é a Chapada Diamantina, um lugar mágico onde o cenário muda a cada instante. O Parque Nacional possui 152 mil hectares e altitude média entre 800 e 1.200 metros acima do nível do mar, com picos de até 2.000 metros. A água traz vida à região, com diversas nascentes, cachoeiras, lagos cristalinos e rios avermelhados, que alimentam uma incrível diversidade de fauna e flora.

Disputada sempre em duplas, a Brasil Ride abrirá as categorias Feminino, Mista, Open, Master (nenhum atleta com menos de 40 anos na categoria Master), Grand Master (nenhum atleta com menos de 50 anos), Nelore (acima de 90kg) e categoria Corporativa (3 integrantes). “Comece a procurar seu parceiro, pois as vagas são limitadas”, avisa o organizador e ultramaratonista Mario Roma.

Dividida em 7  etapas que acontece nas cidades de Rio de Contas e Mucugê  

 A 1ª etapa  acontecera em Mucugê dia 18 de outubro 2015  com largada as 13:00hs, com uma distância a ser percorrida de 20 Km. 

A 2ª etapa que acontecera  dia 19 de outubro 2015 terá  uma distancia a ser percorrida de 147 Km com  largada as 6:00 em  Mucugê com destino a  Rio de Contas.

A 3ª etapa que acontecera  dia 20 de outubro 2015 sera o circuito cross coutry largada as 10:00hs em Rio de Contas sendo um total de 34,5 Km 

A 4ª etapa que acontecera dia 21 de outubro 2015 largada as 8:00hs em Rio de contas com um total de 84,7 Km 

A 5ª etapa que acontecera dia 22 de outubro 2015 largada as 7:00hs em Rio de contas com um total de 94,7Km

A 6ª etapa que  acontecera dia 23 de outubro 2015 largada as 6:00hs em Rio de contas com destino a Mucugê uma distância de 147,3Km.

A 7ª etapa que acontecera dia 24 de outubro 2015 largada as 9:00hs em Mucugê um total de 72,1km   

Setur e Conselho Baiano de Turismo discutem novas estratégias para o setor

20.07.2015

Reunião do Conselho Baiano do Turismo

Uma reunião do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), entidade que agrega todas as associações de classe do trade turístico, discutiu as diretrizes da Política Estadual de Turismo e a formulação de planos e programas voltados ao desenvolvimento do setor neste fim de semana, em Salvador. No encontro, o secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, propôs a elaboração de uma agenda que aponte as prioridades para investimento, e ouviu reivindicações das lideranças das entidades. A promoção do destino Bahia, com ações mais arrojadas de marketing, foi apontada como imprescindível para a competitividade do Estado. Pelegrino ouviu as lideranças do setor, responsável por 22% do recolhimento do Imposto sobre Serviços (ISS), na capital baiana. Em seguida, apresentou aos conselheiros um panorama das ações em andamento na Setur, incluindo medidas para o fortalecimento da infraestrutura turística, qualificação dos serviços e promoção do destino Bahia. O secretário também falou sobre as obras emergenciais do Centro de Convenções da Bahia e a consequente transferência dos eventos para a Arena Fonte Nova e rede hoteleira, dentre as demais alternativas, como o Parque de Exposições.

Informe Chapada viaja pela Chapada Diamantina:Conheca a Cachoeira do Buracão em Ibicoara

20.07.2015

Turismo

O Informe Chapada começa a partir de hoje uma viagem pela Chapada Diamantina, com imagens exclusivas dessa região repleta de lugares maravilhosos para passeios turísticos em cidades e lugares com montanhas, rios e cachoeiras, que vão deixar você encantado com as  belezas naturais que só a natureza e a diversidade da Chapada  pode lhe proporcionar.

E para nos ajudar nessas viagens, contamos com apoio e a parceria do guia turístico Marcelo de Nina, guia experiente que leva você a lugares encantadores.

Para começar esse roteiro de viagens o nosso ponto de encontro hoje é o município de Ibicoara cidade a 570 Km de distancia da capital baiana.

A cidade é uma das maiores produtoras de café do estado.

Destacam-se, também, o artesanato, a apicultura e a fabricação  de cachaça. A atividade de ecoturismo vem crescendo e gerando empregos.

A seguir você confere fotos da Cachoeira do Buracão, a principal atração do município, tem cerca de 85 metros de altura e fica a trinta km da cidade.

Interessados em conhecer esse ou outros lugares da Chapada Diamantina entre em contato com o Guia Turístico Marcelo de Nina através do telefone (77) 9997-1684 .

Estudante de Cinema produz documentário com equipe dos Estados Unidos

20.07.2015

Com equipe técnica da cidade de Boston, nos Estados Unidos, o documentário “The Running Phantoms” contará com a presença de Patrícia Chaves, estudante do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, campus de Vitória da Conquista.

Com produção assinada por Chaves, o filme terá como locação a cidade de Rio de Contas, interior da Bahia.

“The Running Phantoms” contará a história de Joe Moreira (foto ao lado) através de depoimentos de moradores do vilarejo onde ele nasceu e de encenações baseadas em sua biografia. Toda a trajetória de Joe será sinalizada por aparições de amigos que compreendem o seu mundo e as interações místicas com religiosos e poetas de todos os segmentos do panorama brasileiro.

A direção do documentário será feita pelo cineasta mexicano Gabriel Volcovich, que mora em Boston e já produziu o documentário “El Piriripau”, vencedor de melhor filme no Festival Hotdocs, no Canadá.

Patrícia Chaves participa ainda do processo de adaptação do roteiro para as telonas, e as gravações terão início no mês de agosto deste ano.

Joe Moreira

Refazeres realiza Vivência com a Terra em Rio de Contas

18.07.2015

VIVÊNCIA COM TERRA é a primeira oficina do projeto Refazeres e acontece nos dias 18 e 19 de julho de 2015 em Rio de Contas, Chapada Diamantina, BA.

A oficina é o desdobramento da pesquisa inicial do projeto Refazeres, Bioconstrução e Cultura em Rio de Contas, na qual identificamos 15 construtores que detêm conhecimentos tradicionais nas construções da cidade além dos materiais recorrentes nesses processos de construção que são: a terra, a madeira, o ferro e a pedra. A partir daí convidamos o mestre Robério Antônio da Silva Trindade, conhecido como Fizinho, que trabalha na feitura dos tijolos de adobinho para orientar essa primeira vivência do projeto em conjunto com os bioconstrutores David Borja e Nagoy Sol.

Fizinho trabalha na Olaria da cidade, localizada no bairro de mesmo nome há 30 anos e é um dos fazedores de adobinho que mais produz tijolinhos. David e Sol vêm aplicando técnicas de bioconstrução em diversas casas em Rio de Contas e na região há cerca de cinco anos.

Durante a oficina acontecerão experimentações com terra, introdução à permacultura e à bioconstrução, visita técnica, tijolo cru e cozido, testes de rebocos e de tintas com terra, teoria e prática na Olaria. A proposta é promover a troca de saberes entre a construção tradicional e a bioconstrução atual fomentando o diálogo entre mestres e bioconstrutores da cidade.

Convidamos pedreiros, serventes, bioconstrutores, professores, estudantes, arquitetos, tecnólogos, moradores da região e todas as pessoas interessadas em compartilhar saberes e fazeres da construção com terra. A vivência é gratuita e as inscrições podem ser feitas no Espaço Imaginário Rio de Contas ou no blog.

As vagas são limitadas, as fichas de inscrição estão disponíveis online ou no Espaço Imaginário em Rio de Contas: Rua Dr. Basílio Rocha 232, Centro, Rio de Contas, (77) 3475-2328.

O projeto Refazeres é uma pesquisa das tradições construtivas em Rio de Contas no encontro entre mestres de ofícios que compõem a história da arquitetura popular local com os bioconstrutores que habitam a cidade. Este projeto foi contemplado pelo Edital 24/2013 de Grupos e Coletivos Culturais 2014 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT).

Lençóis realizará sua 17ª edição do Festival de Inverno

16.07.2015

Foto:João Ramos - Bahiatursa

A paisagem exuberante e exótica de Lençóis por si só já atrai turistas de todo mundo, localizada na Chapada Diamantina, onde já foi destaque na mineração pela grande quantidade de diamantes existentes em seu território. Hoje, Lençóis, também se destaca no cenário cultural com a realização da 17ª edição do Festival de Inverno que acontecerá no período de 9 a 11 de outubro, unindo música, arte e cultura, buscando sempre o desenvolvimento sustentável. Esse festival abre espaço para apresentações de diversas manifestações culturais. No palco do festival de Inverno Lençóis já passaram vários artistas consagrados da música popular brasileira como: Lobão, Gal Costa, Erasmo Carlos, Chico Cézar, Geraldo Azevedo, Zizi Possi entre outros.

Além de boa música o turista encontrará uma paisagem deslumbrante e muitas opções de passeios, desfrutando de um lazer junto à natureza. Programem-se e venha aproveitar o que há de melhor!!

 

1

Custo de vida do brasileiro deve subir 9,12% neste ano

15.07.2015

O custo de vida do brasileiro deve fechar 2015 nada menos que 9,12 por cento maior.

É o que dizem economistas ouvidos pelo Banco Central na última edição do boletim Focus, que reúne a opinião das principais instituições financeiras do País. Foi a décima terceira semana consecutiva de piora no indicador.

Se a expectativa continuar aumentando, a disparada da inflação em 2015 pode superar a de 2003, quando o custo de vida subiu 9,3 por cento.

Pra entender o aumento previsto pra este ano, basta dizer que quem gastava por exemplo 800 reais com as despesas do mês passará a gastar 873. Ou que quem gastava 200 reais pra fazer a compra do mês terá que gastar 18 reais a mais para levar os mesmos itens.

Vale lembrar que o número previsto pelos economistas é mais que o dobro do centro da meta definida pelo Governo, de quatro e meio por cento.

A projeção sobre o PIB deste ano foi igual à da semana anterior, ou seja, a economia deve encolher 1,5 por cento.

Senado aprova aumento do tempo de internação para menores infratores

14.07.2015

Geral

O Senado aprovou nesta terça-feira (14) por 43 votos a 13 projeto de lei que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e aumenta o tempo de internação de menores de 18 anos que tenham cometido crimes hediondos. A matéria seguirá agora para votação na Câmara dos Deputados.

Pelo projeto, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), os jovens que tenham cometido esse tipo de crime poderão ficar internados em centros de atendimento socioeducativo por até dez anos. Atualmente, o tempo máximo de internação é de três anos.

Originalmente, o relator do projeto, senador José Pimentel (PT-CE), havia proposto que o tempo máximo de internação ficasse em até oito anos. Porém, ele acatou emenda do próprio Serra e manteve o limite em até dez anos.

O texto também prevê uma alteração no Código Penal para agravar a pena do adulto que praticar crimes acompanhado de um menor de 18 anos ou que induzir o menor a cometê-lo.

Nesses casos, a pena do adulto será de dois a cinco anos, podendo ser dobrada para os casos de crimes hediondos.

Outro ponto proposto por Pimentel prevê que os adolescentes passarão por avaliação, a cada seis meses, feita pelo juiz responsável pelo caso. O objetivo do petista é que o magistrado possa analisar e optar por liberar antecipadamente ou não o jovem da reclusão.

Os internos ainda deverão estudar nos centros de internação até concluir o ensino médio profissionalizante. Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que os menores devem concluir somente o ensino fundamental.

Polícia Federal apreende carros de luxo de Fernando Collor

14.07.2015

A PF apreendeu na manhã desta terça-feira na Casa da Dinda, residência do senador Fernando Collor (PTB-AL), carros de luxo como um Porsche, uma Ferrari vermelha e um Lamborghini.

A ação integra a Operação Politéia, que cumpre 53 mandados de busca e apreensão envolvendo pelo menos três senadores, um deputado federal, além do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA) e o ex-deputado federal João Pizzolatti (PP-SC).

Também foram alvo das ações os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), além de Collor. O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), líder do PP na Câmara, também foi alvo das ações.

Encontro Bate e Fica em Rio de Contas acontece de 24 a 26 de julho

14.07.2015

Vai acontecer de 24 a 26 de julho em Rio de Contas na Chapada Diamantina, o encontro de motos “Bate e Fica”.

Um encontro da lendária Harley Davidson uma das marcas de motos mais conceituadas e referenciadas em todo o mundo. Não deixe de participar desse encontro em uma das cidades mais belas da chapada.

 

Dia 24/07 Saída ás 06:00hs

Ponto de encontro Posto Shell antes do aeroporto

Dia 26/07 Retorno às 06:30hs na Pousada Rio de Contas

Faça já a sua reserva através do telefone  (77) 3475 2090

Venha e participe desse encontro “A estrada está chamando por você” .

1

Rio de Contas: Participe da Despedida do São João com Forró e Seresta

10.07.2015

Entretenimento

Será realizada no sábado dia 18/07 a partir das 22:00 horas no Restaurante e Pizzaria O Quintal em Rio de Contas uma animada festa que marca a despedida dos festejos juninos.

O evento será animado por Betão e seus teclados com repertório de forró e também seresta!

A entrada é gratuita e a diversão garantida!

A realização é do Vereador Octávio Rodrigues com apoio do Informe Chapada.