Informe Chapada

Informe Chapada


Resultado da busca pelo arquivo de "08/2015"

Bahia fortalece mobilização em defesa da Lei de Incentivo ao Turismo‏

31.08.2015

Turismo

A necessidade de instituição de uma lei federal de incentivo ao turismo e de pautas prioritárias do setor foram discutidas durante reunião da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), em Maceió (AL).

Durante o encontro, o vice-presidente da comissão, secretário do Turismo Nelson Pelegrino, propôs uma ampla articulação entre os estados nordestinos em defesa de propostas de incentivo ao desenvolvimento da atividade turística, contemplando a geração de renda, empregos e arrecadação de estados e municípios.

Os integrantes da comissão foram unânimes em argumentos favoráveis a uma mobilização que contribua para acelerar a tramitação na Câmara Federal de leis, dentre elas, as que incentivam a aviação regional e facilitam o crescimento sustentável do setor.

Carro de Cristiano Araújo estava a 179 km/h ao capotar, diz relatório

31.08.2015

Um relatório técnico da Land Rover, fabricante da Range Rover, carro do cantor Cristiano Araújo aponta que o veículo estava a 179 km/h no momento do capotamento que matou o sertanejo e a namorada, Allana Moraes, de 19 anos, na BR-153, em Goiás. A informação foi dada ao G1 pelo delegado responsável pelo caso, Fabiano Henrique Jacomelis. Segundo ele, o laudo sobre as causas do acidente, que aconteceu no dia 24 de junho, ainda não foi concluído.

Segundo o investigador, esse dado ficou registrado na "caixa preta" do veículo cinco segundos antes do acionamento dos airbags do carro. As informações foram retiradas do módulo e enviadas para a Inglaterra, onde foram analisadas.

Jacomelis explicou ainda que é necessário esperar a conclusão do laudo pericial da polícia. Se confirmado o excesso de velocidade, o condutor do carro, Ronaldo Miranda, de 40 anos, pode ser indiciado por homicídio culposo. Se condenado, a pena varia de 2 a 4 anos.

O advogado de defesa de Ronaldo, Djalma Pereira Rezende, disse que não vai se pronunciar no momento, pois ainda não teve acesso ao relatório técnico da fabricante do veículo.

Ronaldo, que conduzia o carro durante o acidente confirmou em depoimento à Polícia Civil que seguia acima da velocidade máxima permitida no trecho da BR-153, em Goiás, que era de 110 km/h. O condutor afirmou ainda que perdeu o controle do carro depois que um dos pneus estourou.

O acidente aconteceu na madrugada do último dia 24 de junho, por volta das 3h30, quando o sertanejo voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado. Além de Ronaldo e de Cristiano, estavam no carro Allana Moraes, namorada do músico, e Victor Leonardo, um dos empresários dele. 

Fumaça de incenso pode ser mais tóxico do que a fumaça de cigarro

31.08.2015

Depois de vários estudos já terem indicado que a fumaça da queima do incenso pode ser cancerígeno, uma nova investigação indica que o incenso pode ainda ser mais perigoso para a saúde do que os cigarros.

O estudo da Universidade de Tecnologia do Sul da China comparou os riscos para a saúde do uso de incenso em ambientes fechados com os efeitos do cigarro no organismo, testando o efeito de ambas em amostras da bactéria Salmonela e células do ovário de hamsters.

A conclusão, publicada na Environmental Chemistry Letters e consultada pelo jornal Metro, indica que as propriedades químicas do fumo de incenso são mais citotóxicas, ou seja, causam maiores danos às células, e podem causar mutações genéticas no DNA e originar tumores.

Para o responsável pelo estudo, Rong Zhou, só ainda não é possível concluir com toda a certeza que a fumaça de incenso é mais tóxico do que o do cigarro porque a amostra avaliada é muito pequena, se comparada com a imensa variedade de produtos disponíveis no mercado.

Janot arquiva ação contra Dilma e faz crítica à Justiça Eleitoral

31.08.2015

Política

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, concluiu que não há indícios de irregularidade na contratação da gráfica VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda. pela campanha da presidenta Dilma Rousseff no ano passado.

Em resposta ao pedido feito pelo vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, para investigar as contas de campanha de Dilma, Janot destacou o que chamou de “inconveniência” da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral de se tornarem “protagonistas exagerados” da democracia.

Na análise do pedido, o procurador-geral citou ainda a possibilidade de uma “judicialização extremada” do processo político eleitoral e destacou que a democracia deve ter como atores principais candidatos e eleitores.

As declarações de Janot constam em despacho, datado de 13 de agosto, a favor do arquivamento do pedido feito por Gilmar Mendes. Segundo o texto, os fatos apontados pelo vice-presidente do TSE não apresentam “consistência suficiente para autorizar, com justa causa, a adoção das sempre gravosas providências investigativas criminais”.

Conheça as vantagens de incluir o gengibre na alimentação

31.08.2015

Saúde

O gengibre é bastante utilizado na medicina tradicional oriental. Por ser rico em vitaminas e minerais, ele está na moda e é incluído em cada vez mais pratos e bebidas. A nutricionista Lillian Barros, autora do blog ‘Santa Melancia’, explicou os maiores benefícios do gengibre.

1. Em termos nutricionais, o gengibre é rico em minerais como o magnésio e o potássio e vitaminas como a B6.

2. Tem uma ação bactericida, ou seja, impede o crescimento de bactérias. O que faz desta planta um ótimo desintoxicante para o organismo.

3. Também é antioxidante, antifúngico, anti-inflamatório, analgésico e antipirético (diminui a febre).

4. Ajuda na digestão de gorduras e no tratamento de problemas gastrointestinais, como náuseas, vómitos e enjoos.

5. Ajuda a perder peso porque aumenta a temperatura corporal, o que faz com que o organismo seja obrigado “a gastar um pouco mais de energia para estabilizar o seu termostato interno de forma a manter a temperatura”, diz a blogueira.

6. Quando é utilizado em cozidos, “estimula o olfato e o paladar", o que contribui para a “diminuição do uso do sal para temperar os alimentos”.

Ratinho manda indireta para Urach:

31.08.2015

Entretenimento

O apresentador Ratinho não teve papas na língua ao alfinetar uma pessoa durante seu programa, que foi ao ar na noite da ultima quinta-feira (27), no SBT. Ao vivo, ele afirmou não ter paciência para uma 'modelo de outra emissora', sem citar nomes.

"Fez um monte de sacanagem e agora quer pagar de santa? Ah, vá para o quinto dos infernos!", disparou ele.

Nas redes sociais, internautas logo especularam que o apresentador estaria se referindo à Andressa Urach, que fez várias revelações polêmica em sua biografia, lançada na última segunda-feira (24). Em um dos trechos do livro, intitulado de 'Morri para viver: meu submundo de fama, drogas e prostituição', Andressa afirma ter feito programa com jogadores da seleção brasileira, perdeu a virgindade com o irmão e que sentiu orgasmos com um cachorro. Desde que deixou o hospital, após ficar meses internada por conta de uma infecção causada por uso de hidrogel, a loira se converteu à igreja evangélica e passou a frequentar a Universal do Reino de Deus.

Quase 40% dos senadores têm pendências criminais

31.08.2015

Política

Quase 40% dos senadores estão sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Dos 81 integrantes do Senado, pelo menos 30 respondem a inquéritos ou ações penais na mais alta corte do país. As suspeitas vão de crimes de corrupção, contra a Lei de Licitações e eleitorais até delitos de menor gravidade, como os chamados crimes de opinião. Entre os investigados, 12 são alvos da Operação Lava Jato, como o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente da República Fernando Collor (PTB-AL), único senador denunciado até agora pela Procuradoria-Geral da República. Os dados são de levantamento exclusivo da nova edição da Revista Congresso em Foco. 

SUDECULT e IPAC querem ampliar ações nos territórios baianos

29.08.2015

Foto:Reprodução

Maior capilaridade, difusão do conhecimento e consciência participativa para que mais bens culturais regionais baianos sejam protegidos pelos poderes públicos e pela população. Este é um dos objetivos da parceria entre a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) da Secretaria de Cultura (SecultBA), e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

A Sudecult promove de forma participativa e articulada parcerias com instituições públicas, privadas e sociedade civil, para benefício das comunidades. São ações desenvolvidas em 27 Territórios de Identidade.

Na sua estrutura estão as diretorias de Cidadania, de Espaços Culturais e de Territorialização. Um dos canais mais diretos da Sudecult são os representantes territoriais e os diretores de centros de cultura, que vivem as realidades regionais.

No último dia 19, no evento da Sudecult ‘Territórios Culturais em Diálogo’, ocorrido em Valença, o gerente de Patrimônio Imaterial do IPAC, Roberto Pellegrino, promoveu palestra. “Apresentamos panorama histórico e atuação do IPAC, ressaltando a responsabilidade compartilhada entre União, Estado e Municípios, como determina a Constituição de 1988”, lembra Pellegrino.

As 417 prefeituras da Bahia ainda solicitam muitos serviços de salvaguarda, sobrecarregando Estado e União. O último censo de 2010 (IBGE) mostra que 62 prefeituras (15%) já têm ações que beneficiam bens culturais. Ilhéus, Palmeiras, Catu e Maragojipe já estão com sistemas de Patrimônio. O Superior Tribunal Federal deu competência para as prefeituras criarem infraestrutura e provocarem as câmaras municipais para aprovar legislação sobre patrimônio. Com as leis, as prefeituras podem fazer inventários, tombamentos e registros, fiscalizar, multar, embargar obras e até captar recursos da área de patrimônio.

Barbosa diz que não vê como TSE tirar Dilma em processo de impeachment

29.08.2015

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa minimizou neste sábado(29) o poder do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tirar a presidente da República, Dilma Rousseff, do cargo por um processo de impeachment.

Barbosa disse ter participado de vários julgamentos do TSE em que governadores foram destituídos de seus cargos, mas que tem dúvidas se o TSE tiraria do cargo um governador de São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais.

"Um presidente da República? Acho muito difícil", disse Barbosa, que acabou de fazer a palestra "O Poder e a ética no Brasil", durante o 7º Congresso Internacional de Mercados Financeiros e de Capitais organizado pela BM&FBovespa em Campos do Jordão, interior de São Paulo.

Barbosa criticou a formação do TSE, composta por "advogados que tocam suas bancas de advocacias durante o dia e se tornam juízes à noite".

"Tenho dificuldades para entender isso. Nos julgamentos, as dificuldades estão nestes advogados de funções ambíguas. Não vejo condições de o TSE de tirar um presidente da República", disse. 

Equipe da Nasa viverá isolada por um ano para simular vida em Marte

29.08.2015

Ciência e Tecnologia

Foto:Reprodução/BBC

Uma equipe da Nasa se mudou na sexta-feira para um local inusitado: durante um ano, seis pessoas irão viver isoladas perto de um vulcão inativo no Havaí para simular o que seria a vida em Marte.

A experiência de isolamento será a mais longa do tipo já feita.

Especialistas estimam que uma missão humana ao Planeta Vermelho poderia levar de um a três anos.

A equipe vai viver em uma espécie de cúpula, sem ar ou alimentos frescos e sem privacidade.

Para sair da estrutura em que vivem - a cúpula tem 11 metros de diâmetro e 6 metros de altura -, eles precisarão usar roupas de astronauta.

Um astrobiológo francês, um físico alemão e quatro americanos - piloto, arquiteto, jornalista e cientista de solo - integram a equipe.

Os homens e mulheres terão uma pequena cama dobrável e uma mesa em seus quartos.

Entre os mantimentos aos quais terão acesso estão queijo em pó e conservas de atum.

Missões à Estação Espacial Internacional costumam durar seis meses. A agência espacial dos EUA realizou recentemente experiências de isolamento de quatro e oito meses de duração.

Enquanto há preocupação com os desafios técnicos e científicos da viagem, as experiências de isolamento abordam o elemento humano da exploração e problemas que surgem quando as pessoas vivem em locais apertados.

Rafael Ilha é confirmado na próxima temporada de “A Fazenda”

29.08.2015

Entretenimento

Reality "A FAZENDA " estreará em setembro sua nova temporada

Rafael Ilha foi confirmado como o mais novo integrante da oitava edição do reality “A Fazenda”, da Record, que estreará no dia 23 de setembro.

O ex-Polegar acabou de lançar sua biografia “As Pedras do meu Caminho”, escrita por Sônia Abrão, e quer usar o programa para divulgá-la, segundo o jornal “O Dia”.

Mara Maravilha, o sertanejo Thiago Servo — da dupla com Thaeme —, Rayanne Morais, Veridiana Freitas e Renata Molinaro são outros nomes cotados para participar da disputa.

Tarifa da bandeira vermelha na conta de luz cai 18%

29.08.2015

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem a redução de 18% no valor da tarifa da bandeira vermelha, o indicador que engloba os usuários que pagam o custo mais alto de energia. Com a decisão, o valor adicional para cada 100 kWh consumidos cai de R$ 5,50 para R$ 4,50. Para os consumidores, o novo valor corresponderá a uma redução de 2 pontos percentuais no custo da conta de luz. A mudança entra em vigor em 1º de setembro e vai até 31 de dezembro.

A decisão foi adotada em razão da redução no custo de produção de energia decorrente do desligamento de 21 termelétricas, com custo variável unitário maior que R$ 600 MWh, aprovada no início deste mês.

Apesar do pedido das distribuidoras para que o valor seja mantido, devido ao aumento dos custos de geração, a diretoria da Aneel entendeu que o uso das bandeiras deve refletir o cenário de disponibilidade da geração e não os problemas de caixa das distribuidoras.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, ressaltou que a redução não representa melhora no quadro de geração de energia do país.

O parque gerador de energia elétrica no Brasil é composto predominantemente por usinas hidrelétricas. Para funcionar, essas usinas dependem da chuva e do nível de água nos reservatórios. Quando há pouca água armazenada, usinas termelétricas precisam ser ligadas para não interromper o fornecimento de energia. Com isso, o custo de geração aumenta, pois essas usinas são movidas a combustíveis como gás natural, carvão, óleo combustível e diesel.

Mais de 4 milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra poliomielite

29.08.2015

Saúde

Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 4 milhões de crianças ainda não receberam a vacina contra a poliomielite.

A campanha de imunização, que termina na próxima segunda-feira (31), pretende alcançar 12 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, o que representa 95% do grupo dessa faixa etária.

O levantamento, divulgado ontem , foi feito até a última quinta-feira, quando 7,8 milhões de crianças tinham sido imunizadas. Os dados também mostram que os estados com maior cobertura vacinal são Santa Catarina, São Paulo, Paraíba e Paraná, todos com índice acima de 70%. Segundo o Ministério da Saúde, o Distrito Federal está com a menor cobertura (36%), seguido dos estados de Roraima (43,9%), Rondônia (44,7%) e Pará (44,8%).

O Ministério da Saúde alerta que a vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil. Embora o Brasil não tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda a imunização, já que nove países registraram casos da doença nos últimos dois anos. 

 

 

Lula diz que 'se necessário' entrará na disputa da eleição em 2018

28.08.2015

Política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (28), em entrevista para uma rádio de Montes Claros (MG) que, "se necessário", vai entrar na disputa das eleições em 2018. Ele deu a declaração após ser questionado se será candidato.

Lula respondeu que ainda não sabe se vai concorrer e acrescentou que, no caso de entrar na disputa, vai trabalhar para que a oposição não ganhe as eleições.

Lula comentou também a economia do país. Ele disse que o governo cometeu erros e que a própria presidente Dilma Rousseff os reconhece. Para o ex-presidente, a expectativa é que a situação comece a melhorar em 2016.

O ex-presidente também foi questionado sobre o escândalo de corrupção na Petrobras. Ele disse que não tinha conhecimento dos desvios na estatal e que "gostaria de ter sabido" do que ocorria.

Para Lula, a Petrobras não pode ser julgada pelos erros de uma minoria de servidores.

Ainda no tema corrupção, Lula analisou também o PT. Disse que o partido cometeu "desvios" e caiu no erro de ter "feito política igual aos outros partidos".

"O PT cometeu desvios porque começou a fazer política igual aos outros partidos políticos. O PT era para ser diferente de verdade", concluiu Lula.

Ministério da Saúde lança versão digital do cartão SUS

28.08.2015

Saúde

Foto: Divulgação

A versão digital do Cartão SUS está disponível para download segundo o Ministério da Saúde. Além do número do cartão, o aplicativo contém informações sobre a saúde do paciente, como o Índice de Massa Corporal (IMC), alergias medicamentosas e alimentares, exames realizados e medicamentos de uso contínuo.

Após baixar o aplicativo, o usuário deve informar o CPF, a data de nascimento e um endereço de e-mail. A ferramenta apresenta os dados da pessoa e permite o preenchimento de informações que vão desde o tipo sanguíneo até os profissionais que fazem as consultas e os resultados de exames de pressão e glicemia.

De acordo com o ministério, o novo aplicativo também é uma medida de economia de recursos, uma vez que não será necessária a mídia plástica e o cartão estará disponível a um clique do usuário e do serviço de saúde.

Apenas em 2014, o Ministério da Saúde destinou R$ 4 milhões para a compra de mídias plásticas.

Embora contenha o nome, o número do cartão e o CPF do usuário, o Cartão SUS Digital deve ser apresentado nas unidades de saúde com um documento com foto.