Informe Chapada

Informe Chapada


Resultado da busca pelo arquivo de "11/2015"

Mesmo preso, Delcídio permanece como senador e receberá R$ 33,7 mil de salário

26.11.2015

Política

Mesmo preso preventivamente após tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato, o ex-líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), não perde a prerrogativa de senador e terá direito a receber R$ 33,7 mil mensais de salário. De acordo com o regimento interno da Casa, um senador que estiver “temporariamente privado da liberdade” terá direito a uma licença automática. “Considerar-se-á como licença concedida, para os efeitos do art. 55, III, da Constituição, o não comparecimento às sessões do Senado temporariamente privado da liberdade, em virtude de processo criminal em curso”, diz o texto do regimento. Por sua vez, o artigo e inciso da Constituição ao qual o regimento faz referência ressalva que um senador em licença não perde o mandato se deixar de comparecer a um terço das sessões de votação da Casa. Essa é uma das exigências para que os parlamentares não percam o mandato por falta. Nesse caso específico de afastamento, conforme entendimento do Senado, o petista não precisa abrir mão do mandato em favor do suplente. Na noite de ontem, os senadores decidiram em plenário manter Delcídio preso. O entendimento em votação aberta é que o petista, ao tentar evitar que o ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró o implicasse numa delação premiada da Operação Lava Jato, tem de permanecer detido enquanto perdurar a detenção do Supremo Tribunal Federal (STF). O senador foi detido na manhã dessa quarta-feira, 25.

O Dia da Consciência negra foi comemorado em grande Estilo em Rio de Contas

25.11.2015

O Dia da Consciência negra foi comemorado em grande Estilo em Rio de Contas, No dia 20 foi realizada uma missa, na Igreja de Senhora Santana (Igreja de Pedra) onde contou com a presença de diversas autoridades Quilombolas e Civis  , a  festa  não parou depois da missa a comunidade presente  foi convidada para o samba no Clube Riocontense,  essa festa se estendeu por  pela comunidades quilombolas e  finalizou na Barra onde  teve palestras e muito samba de roda.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro. A data foi escolhida por ser o dia da morte de um grande líder negro, Zumbi dos Palmares, em 1695. É um dia para reflexão de todos nós, irmãos, caminhando e trilhando os mesmos lugares. Lutando pelos mesmos
ideais de igualdade, fraternidade e amor. Dia para lembrar o respeito pelo próximo. Banindo qualquer espécie de preconceito. É dia de dar as mãos e numa imensa oração pedir a união de todas as raças, em todas as partes do mundo.
Negros. Brancos. Amarelos. Índios. Asiáticos. Todos iguais numa corrente de solidariedade e energia, vencendo a barreira dos preconceitos e das fronteiras. Um dia para movimento em favor da paz! Da Verdade! Da amizade! Da igualdade!

DIA 27 DE NOVEMBRO É ANIVERSÁRIO DE RIO DE CONTAS, FAREMOS UMA VIAGEM NA HISTÓRIA

11.11.2015

Cultura

Igreja Nossa senhora Santana

ASSIM SURGIU O POVOADO 1687

No final do século XVII, os viajantes que vinham do norte de Goiás e de Minas Gerais em direção à Salvador, depois da exaustiva caminhada faziam pouso num planalto da Serra das Almas, à margem esquerda do Rio de Contas Pequeno, atual Rio Brumado. Neste povoado já se encontravam um mocambo de negros, por este motivo este ponto de pouso ficou conhecido como “ARRAIAL DE CREOULOS” ou  “POUSO DOS CREOULOS. E nesta localidade foi erguida uma pequena capela  em forma octogonal sob a invocação de Senhora Santana.

A DESCOBERTA DO OURO 1713

Foram identificados a existência de ouro no leito do Rio de Contas Pequeno e serras circunvizinhas.  Este fato fez atrair a região um grande número de garimpeiros, mineradores e bandeirantes paulistas e mineiros.

O bandeirante SEBASTIÃO PINHEIRO DA FONSECA RAPOSO, na primeira década do século XVIII descobriu uma lavra.

O 2º NÚCLEO POPULACIONAL

Ainda por volta de 1713, bandeirantes e portugueses fundaram a 3 léguas acima outra povoação a que deram o nome de MATO GROSSO.

Uma pequena capela em louvor a Santo Antônio foi erguida pelos jesuítas nessa localidade.

DE POVOADO A FREGUESIA

Com o desenvolvimento da mineração e o aumento da população Mato Grosso prosperou e, assim em 1718 a Igreja criou a :

1ª FREGUESIA DO ALTO SERTÃO BAIANO DENOMINADA DE

“SANTO ANTÔNIO DO MATO GROSSO”