Informe Chapada

Informe Chapada


Aquecimento global: se não houver ação imediata, será tarde demais

02.11.2014

Meio Ambiente

Foto:Ilustrativa

 A síntese do 5º Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado hoje (2), em Copenhague, na Dinamarca, mostra que se não houver ação imediata das nações para frear o aquecimento global, em pouco tempo, não haverá muito o que fazer. “Se as taxas de emissão de gases de efeito estufa continuarem aumentando, os meios de adaptação não serão suficientes”, aponta o documento.

O relatório, elaborado com a participação de mais de 800 cientistas de 80 países, mostra que a emissão de gases de efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, tem aumentado desde a era pré-industrial, como consequência do crescimento econômico e da população. De 2000 a 2010, indica o documento, as emissões foram as mais altas da história.

O derretimento das geleiras, em especial na Groelândia e na Antártida, geraram o aumento do nível do mar em 19 centímetros de 1991 a 2010.

O relatório enfatiza que, para frear as mudanças climáticas e gerenciar os seus riscos, é preciso que as nações promovam ações combinadas de mitigação e adaptação. “Reduções substanciais nas emissões de gases de efeito estufa nas próximas décadas podem diminuir os riscos das mudanças climáticas e melhorar a possibilidade de adaptação efetiva às condições existentes”. Os cientistas reconhecem, entretanto, que essas reduções demandarão mudanças tecnológicas, econômicas, sociais e institucionais consideráveis.

Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que participou da apresentação do relatório, é preciso agir imediatamente. “O tempo não está a nosso favor. Vamos trabalhar juntos para construir um mundo mais sustentável. Vamos preservar o nosso planeta Terra e promover desenvolvimento de maneira sustentável”, disse.

Agência Brasil.

Rio de Contas: Festival da Primavera teve boa música e público recorde

02.11.2014

Educação

Foto: Informe Chapada

O 2° Festival da Primavera realizado no sábado (01) em Rio de Contas foi um sucesso, consagrando a festa no calendário de eventos da cidade.  Pista, area vip e camarotes ficaram lotados pelo público que foi prestigiar as apresentações de uma noite memorável.

O Riocontense Ely Pinto (cover de Raul Seixas) fez a abertura do Festival com uma brilhante interpretação das canções que eternizaram o pai do rock brasileiro. A filha de Ely, Anna Stella Lafetá, participou da apresentação revelando que o talento musical e a admiração por Raul Seixas estão presentes na família.

O Paraibano Zé Ramalho, principal atração do evento, mostrou porque é um grande ídolo da música popular brasileira: interagiu com o público, apresentou um repertório diversificado e foi acompanhado por um verdadeiro coral formado pelos fãs que cantaram durante todo o show.

A noite de Rock e MPB teve espaço ainda para o som sertanejo do cantor Danniel Vieira que encerrou o Festival em grande estilo deixando o público já na expectativa para o Festival 2015.

2

Projeto Sons Diamantinos em Rio de Contas

01.11.2014

Educação


O projeto Sons Diamantinos nasceu do encontro de dois músicos, pesquisadores interessados na arte da construção de instrumentos musicais tradicionais e da livre criação de objetos plástico/sonoros. 

 

 

Rio de Contas: neste sábado acontece o 2° Festival da Primavera

31.10.2014

Educação

A segunda edição do Festival da Primavera em Rio de Contas será realizada neste sábado (01/11). A estrutura especial montada na Praça do Landim - centro da cidade, já está pronta para receber o público que deve lotar o espaço dividido em camarotes, pista e área vip, para conferir as apresentações de Danniel Vieira, Ely Pinto (cover de Raul Seixas) e a grande atração da noite, o renomado cantor Zé Ramalho.

O horário previsto para início do Festival é 21:00h e quem ainda não adquiriu ingressos, pode procurar os pontos de venda e vendedores autorizados nas cidades de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora.

 

Informe Chapada realiza Coquetel de Lançamento

30.10.2014

Educação

Na noite de quinta-feira, 30 de Outubro de 2014 o site Informe Chapada realizou um Coquetel de lançamento para apresentar ao público a proposta deste veículo de comunicação. O evento aconteceu no Clube Riocontense e contou com a presença de autoridades e empresários de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas.

Durante o Coquetel, os convidados apreciaram vídeos com imagens de Rio de Contas e conheceram detalhes do site Informe Chapada. 

O cantor Paulinho Natureza garantiu a animação com um belo show de voz e violão.

 

 

 

 

Seja bem-vindo ao Informe Chapada

29.10.2014

Educação

Em 30 de Outubro de 2014 o Informe Chapada inicia os seus trabalhos dando boas-vindas a todos aqueles que buscam informações sobre Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e demais cidades desta região que fazem parte da Chapada Diamantina.  

A partir desta data, os leitores irão acompanhar em nosso Portal, matérias diversas, com temas relacionados ao  turismo, ecologia, história, educação, esportes, saúde, eventos artísticos e culturais, dentre outras. 

O Informe Chapada agradece a sua visita!

Aproveite e curta a nossa Fan Page: 

https://www.facebook.com/informechapada

1

Retiradas de dinheiro da poupança batem novo recorde

30.11.1999

Saída de dinheiro da caderneta de poupança cai em março, mas ainda é recorde.De acordo com o Banco Central, no mês passado, as retiradas superaram os depósitos em 5 bilhões 370 milhões de reais. Com o resultado, a saída de recursos diminuiu em comparação com março de 2015 e também em relação a fevereiro. Mas, nos três  primeiros meses do ano, a fuga de dinheiro da poupança bateu recorde: ficou em 24 bilhões de reais. No mesmo trimestre do ano passado esse valor era de pouco mais de 23 bilhões.

A debandada da poupança é resultado da recessão no Brasil, com inflação, juros, desemprego e impostos em alta, assim como o grau de endividamento das famílias.