Informe Chapada

Informe Chapada


Conheça Rio de Contas

Culinária

Quando se fala em comida baiana as pessoas logo pensam em iguarias constantemente divulgadas pela mídia como símbolos do estado.

Em Rio de Contas, além dos já conhecidos pratos típicos baianos, o visitante pode provar muitos outros que fazem parte da culinária local e foram introduzidos na cidade por garimpeiros que colonizaram a região e escravos que ali viveram.

Conheça alguns deste pratos:

 

Cortado de Palma
Trata-se de um refogado feito a partir da palma, uma espécie de cacto comumente usado no sertão nordestino para alimentar gados. Na culinária, a palma tem seus espinhos retirados, é cortada em pedaços bem pequenos e vai ao fogo com temperos que lhe garantem um sabor peculiar.

 

Godó de banana
Neste prato usa-se a banana ainda verde como ingrediente principal. O fruto é picado e dele é preparado um ensopado junto a pedaços de carne do sol (carne bovina salgada e secada ao sol). 

Farofa de garimpeiro
Feita com carne do sol frita, essa farofa é bem temperada, sequinha e prensada, como uma paçoca. Uma delícia inventada pelos garimpeiros que se embrenhavam nas matas e precisavam de um alimento que os sustentassem por horas e fosse conservada por dois a três dias.

 

Pirão de galinha caipira

O pirão é feito com o caldo onde a galinha é cozida. No caldo temperado acrescenta-se farinha de mandioca até atingir uma consistência parecida com um mingau. O pirão faz parte ainda das tradições festivas regionais. Quando uma mulher dá a luz, o prato é feito para celebrar a chegada do recém-nascido.

Arroz com pequi

Conhecido como símbolo da cultura e da culinária dos estados brasileiros de Goiás e Minas Gerais, o pequi também tem espaço e tradição em solo baiano.  O fruto possui uma polpa de cor amarela que é cozida junto ao arroz e garante um sabor forte e diferente. Além do arroz, o pequi também é utilizado em outros pratos garantindo sabor e aroma especiais.

Ao visitar Rio de Contas não deixe de apreciar pratos típicos da culinária local. O seu paladar agradece!