Informe Chapada

Informe Chapada


Conheça Rio de Contas

Carnaval de Tradição

O Carnaval em Rio de Contas é realizado há mais de cem anos, sendo considerado um dos mais antigos da Bahia. A festividade atrai um grande número de turistas que se divertem entre os bailes tradicionais e os eventos modernos que foram inseridos posteriormente na folia local.

A parte tradicional da festa conta com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, um ato simbólico que representa o início das comemorações. Há ainda, lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora Sant’Anna, apresentações de Bandas de Sopro que executam marchinhas, desfiles de caretas, concursos de fantasias, ciganas e máscaras.

A modernidade trouxe o investimento de empresas privadas e do Poder Público na implantação de um circuito que inclui estrutura de barracas com comidas e bebidas e palcos onde se apresentam Bandas de diversos segmentos.  Eventos particulares também são realizados em Clubes e locais fechados como o baile Vermelho e Preto, baile a Fantasia e as chamadas Festas de Camisa.

Entre o antigo e o novo, o tradicional e o moderno, Rio de Contas celebra o seu Carnaval com a participação de milhares de pessoas.