Informe Chapada

Informe Chapada


Conheça Rio de Contas

Corpus Christi

A festa de Corpus Christi em Rio de Contas faz parte do calendário religioso e cultural da cidade. Nos dias que antecedem o grande evento, são realizadas as novenas (celebrações católicas que duram nove dias) onde centenas de fiéis manifestam sua fé e adoração ao Padroeiro Santíssimo Sacramento.

O Corpus Christi celebra a presença do corpo de Cristo no sacramento da eucaristia, dada pela transformação do pão e do vinho em corpo e sangue.

Na véspera da comemoração do Corpus Christi, Rio de Contas realiza a noite das lanternas, onde os casarões históricos, residências e diversos pontos da cidade recebem iluminação especial de lanternas, promovendo um verdadeiro espetáculo de arte e beleza. Nesta data é também realizado um leilão beneficente.

No grande dia de celebração da Missa Solene, uma queima de fogos anuncia a alvorada com  apresentações de banda filarmônica, corais e procissões. As ruas são decoradas com tapetes que formam figuras alusivas a festa, confeccionados pelos moradores que utilizam serragem, palhas de arroz, cal, areia colorida, casca de ovos, dentre outros materiais simples que se transformam e fazem dos tapetes verdadeiras obras de arte.